A carta de Trump a Bolsonaro
- Andre Nascimento

- 17 de jul.
- 1 min de leitura
A carta de Trump a Bolsonaro
Em 17 de julho de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma

carta ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, expressando solidariedade diante de seus problemas judiciais e criticando o governo atual do Brasil por ataques à liberdade de expressão, censura e perseguição política. Trump mencionou ter usado políticas tarifárias para pressionar o Brasil e afirmou que acompanhará a situação de perto. A carta foi divulgada por Bolsonaro no X e por Trump no Truth Social, gerando reações positivas de apoiadores e críticas de opositores. Bolsonaro agradeceu publicamente, destacando tentativas de removê-lo do processo político.
Conteúdo completo da carta em português (tradução destacada):
A CASA BRANCA
WASHINGTON
Ao HonorávelJair Messias Bolsonaro38º Presidente da República Federativa do BrasilBrasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.Sinceramente,
Donald J. TrumpPRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DAAMÉRICA












Comentários