top of page

Arcoverde vive dia de capacitação e democratização de acesso a editais culturais

  • Foto do escritor: Andre Nascimento
    Andre Nascimento
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

Parceria entre as secretarias estadual e municipal de


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cultura ofereceu palestras e momento de troca entre gestores e fazedores de cultura do município do sertão

Agentes culturais de Arcoverde, no Sertão pernambucano, tiveram, nesta quinta (22), um dia de capacitação em editais e outras iniciativas de fomento e incentivo à cultura em Pernambuco. O Encontro de Formação em Editais e Projetos Culturais foi uma parceria entre a Secult-PE e a Secretaria de Cultura de Arcoverde e proporcionou palestras e um momento de troca e interação entre gestores da área cultural do governo estadual e fazedores e fazedoras de cultura do município.

A iniciativa levou representantes do Mapa Cultural de Pernambuco, do Observatório de Indicadores Culturais – ObIC, do Cultura Viva e da Gerência de Territorialidade e Equipamentos Culturais – GETEC, além da secretária executiva de cultura, Yasmim Neves, ao município para oferecer informações e orientações sobre as políticas públicas de Cultura implementadas pelo Governo do Estado, com o objetivo de democratizar não só o conhecimento, mas o acesso a essas ferramentas e seus recursos.

“Agentes culturais do interior muitas vezes enfrentam barreiras de acesso à informação e formação técnica, o que os coloca em desvantagem em relação a produtores de grandes centros urbanos”, explica Carol Zirpoli, Coordenadora do Núcleo de Apoio aos Municípios da GETEC. “A capacitação ajuda a democratizar o acesso aos recursos públicos destinados à cultura”, completa

Para a secretária de Turismo, Esportes e Eventos de Arcoverde, Nerianny Cavalcanti, “Essa capacitação é muito importante para a cultura do nosso Estado. Fico agradecida pelo Governo do Estado estar aqui em Arcoverde nos prestigiando e fazendo esse momento com a cultura local”. Antes do evento aberto ao público, foi realizado um encontro preparatório entre gestores municipais e estaduais de Cultura, para troca de experiências e alinhamento de informações sobre as ações de incentivo do estado.

Agentes culturais comemoram

Quem faz cultura na região compareceu e comemorou ação. É o caso de Alberto filho, o Beto Break, do coletivo Danças Urbanas, que classificou ser de suma importância participar da formação: “Sempre buscando conhecimento e capacitação para levar não só para meu coletivo, mas para outras áreas também”, afirmou. Milena Azevedo, da Associação Underground Pernambucana e do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, ressalta que “Com essas palestras, a gente pode tirar dúvidas e aprender mais sobre o Mapa Cultural e outros editais”.

Quem também participou do Encontro de Formação em Editais e Projetos Culturais de Arcoverde foi o atual presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco, Rafael Farias. Oriundo de Arcoverde, ele celebra a ação: “É muito importante essa troca e parceria entre município e governo para que a gente possa fortalecer ainda mais as políticas culturais e os agentes culturais do interior do estado”.

Para a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, o evento reafirma o compromisso da Secult-PE com uma política cultural acessível, democrática e afetiva. “A cultura se faz com participação social, e esse momento de escuta e troca com os fazedores e fazedoras de cultura do Sertão é essencial para construirmos políticas públicas mais justas e efetivas”, conclui.

 
 
 

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

© TV TRACUNHAÉM 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ: 48.572.979/0001-07

bottom of page