top of page

pela primeira vez, um ministro do Supremo Tribunal Federal foi sancionado pelos Estados Unidos sob a Lei Magnitsky, instrumento usado para punir estrangeiros acusados de violações

  • Foto do escritor: Andre Nascimento
    Andre Nascimento
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura

O Brasil acordou com um fato inédito na relação entre os dois países: pela primeira vez, um ministro do Supremo Tribunal Federal foi sancionado pelos Estados Unidos sob a Lei Magnitsky,

ree

instrumento usado para punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos. A medida atinge diretamente Alexandre de Moraes e já provoca repercussões diplomáticas, políticas e econômicas. Além disso, o dia foi marcado por alertas de tsunami no Pacífico, oscilações expressivas na Bolsa e novas tensões no comércio entre Brasil e EUA.


O Resumo BP traz os pontos mais importantes desses que são os principais fatos do dia para que você possa formar a sua própria opinião.

Trump aplica Lei Magnitsky contra Moraes

  • O governo dos EUA bloqueou eventuais bens de Alexandre de Moraes no país, proibiu transações com empresas e cidadãos americanos e vetou sua entrada em território americano.

  • Moraes foi incluído na SDN List do Tesouro americano, o que o isola do sistema financeiro global, afetando operações até em bancos europeus e transações internacionais.

  • A medida é inédita contra um brasileiro e veio acompanhada de acusações de censura, prisões arbitrárias e perseguição política, inclusive contra Jair Bolsonaro.

  • Criada em 2012, a Lei Magnitsky pune estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos, mesmo fora do território dos EUA.

  • Inspirada no caso do advogado russo Sergei Magnitsky, morto sob custódia após denunciar corrupção, a lei ganhou alcance global em 2016 e já inspirou legislações no Reino Unido, Canadá e Lituânia.

EUA

Trump declara emergência nacional, assina decreto e impõe tarifa de 50% contra o Brasil. Leia a nota na íntegra

🗞️ O fato: O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que eleva para 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros.

Explicação - A medida, segundo a Casa Branca, responde a políticas e ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia dos EUA.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© TV TRACUNHAÉM 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ: 48.572.979/0001-07

bottom of page