Viva a Guararapes antecipa a folia no centro do Recife .
- 26 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
O evento voltado para o lazer esportivo e cultural é totalmente gratuito e terá atrações como o tradicional Bloco Madeiras do Rosarinho, Maracatu Elefante e Boi Mimoso
Foto Daniel Tavares PCR
Quem quer aproveitar ao máximo o Carnaval antes da quarta-feira ingrata chegar tem encontro marcado com o Viva a Guararapes no próximo domingo(28), das 10h até às 17h, na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. O evento terá o tema Viva o Carnaval, sendo as atrações todas trabalhadas no frevo, glitter, confete e serpentina de uma ponta a outra da avenida. Vai ter cortejo de cultura popular, com apresentações do Bloco Madeira do Rosarinho, Bloco o Bonde entre outros. A programação musical abrangerá todos os ritmos como parte da diversidade cultural do Recife - cidade da música.

O Viva a Guararapes é um evento gratuito com atividades esportivas, culturais, economia criativa e de lazer, organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Esportes, com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história.
Uma das novidades desta edição do Viva a Guararapes será a realização da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, com largada marcada para às 6h, antes das demais atrações do Viva. A chegada prevista às 7h, será no mesmo local e os atletas serão recebidos com show de Almir Rouche e Trio Elétrico.
O Polo Cultural e Artístico terá aula de dança fit, de 10h às 11h, seguida da Orquestra de Frevo Folia no Pé, DJ Boneka, Afoxé Omô Nilê Ogunjá, George Luiz e o Bloco o Bonde. Nos cortejos populares estarão se apresentando o tradicional Bloco Lírico Madeira do Rosarinho, Maracatu Nação Elefante, Boi Mimoso, Afoxé Obá Aye.
No Polo Infantil as crianças poderão se divertir no tobogã gigante, futebol de sabão, toboágua, kidplay gigante, banho de espuma, arena kids, camas elásticas, muro de escalada, oficina de pintura e balão. Nos horários de 10h30, 12h30 e 14h30 haverá banho de mangueira para a criançada se refrescar.
No Polo Esportivo haverá basquete e vôlei de rua, futebol de barrinha e patinação. O Polo PET terá cães e gatos prontos para adoção responsável, pré-agendamento de castração, recebimento de denúncias de maus-tratos e recebimento de doação de ração e de material de limpeza.
Já o Polo de Meio Ambiente terá ações de conscientização da Secretaria de Meio Ambiente, tendo como atividades o brincando de agroecologia com as crianças, e os expositores: Agroecológica CEFOMP - Remédios Fitoterápicos, Plantas Ornamentais - Mandacaru e Cia, Manga Rosa Agroecologia Urbana - Produtos Agroecológicos, participação dos alunos do Bachalerado de Agroecologia da UFRPE, compostagem pedagógica com organização da ONG Chié que Entra, Manga Rosa Agroecológica e Quintanda Agroecológica. A Secretaria de Executiva de Agricultura Urbana estará realizando a troca de plástico tipo 2 por mudas e adubo .
Pela primeira vez no Polo Sebo terá o palco alternativo com bandas de rock com Palco Rota Independente, trazendo um tributo ao Legião Urbana e entre as atrações estão Lady Newton, Bandas Reticentes e Mamulengos e haverá discotecagem nos intervalos. No espaço também estarão as Feirinhas do Vinil e do Sebo.
No Polo Geek o participante poderá visitar a Feira Geek, além de se divertir com o Just Dance e produtos da Host Geek. No Polo Gastronômico o que não falta é opção: tem coxinha, empada, empadão, cachorro quente, acarajé, doces gourmets, doces do Sertão, barcicleta e cerveja artesanal (Babylon). Já o Polo Economia Criativa trará a Feira Brasilidades com muita moda autoral, acessórios e produtos de Carnaval. E no espaço dedicado ao Turismo Criativo ocorrerá a Feira de Artesãos.
No Polo de Serviços a população contará com o Espaço Saúde: vacinação Covid e atualização da caderneta; testagem de HIV, Sífilis e hepatites virais; distribuição de preservativos; combate as arboviroses e distribuição de hipoclorito; e checagem de IMC e aferição de Pressão Arterial com a Academia da Cidade. Também haverá posto avançado da Neoenergia.
ESTACIONAMENTO - O estacionamento da Prefeitura do Recife estará disponível a partir das 5h30 da manhã, com serviço de Van da Prefeitura até o Viva a Guararapes, para atender os atletas e o público do evento. Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, que estarão disponíveis a partir das 8h, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Cintra, Ubaldo Gomes de Matos, e da Palma.









Comentários