top of page

Representante da Petrobras diz que empresa quer liderar a transição energética do país

  • Foto do escritor: Andre Nascimento
    Andre Nascimento
  • 3 de out. de 2023
  • 2 min de leitura


A exploração de petróleo na chamada margem equatorial, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, teve uma primeira autorização do Ibama no mês passado; mas tem provocado protestos de ambientalistas. A transição energética busca justamente reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis fósseis.

William França afirmou que a Petrobras está em negociação com a refinaria Riograndense, no Rio Grande do Sul, para que ela se torne a primeira refinaria totalmente verde do Brasil com a produção de biocombustíveis. Também existe uma parceria com a Landulpho Alves, na Bahia, no mesmo sentido:

“Se transformando não só em uma empresa de óleo e gás, mas sim em uma empresa de energia, fundamental para a transição energética neste país. A Petrobras tem condições de liderar a transição energética no Brasil e assim nós vamos fazer”.

França lembrou que a história da Petrobras sempre foi polêmica, desde o início, quando muitos defendiam a entrega do mercado às companhias internacionais. Também foram levantadas dúvidas sobre a exploração em águas profundas, na camada pré-sal. Mas hoje ele fornece quase 80% da produção.

O deputado Jorge Solla (PT-BA), que pediu a realização da sessão, criticou a operação Lava-Jato, que buscou apurar denúncias de corrupção nos contratos da empresa. Solla disse que a forma como a operação foi realizada teve consequências negativas para a indústria nacional:

“Com isso destruíram a indústria naval, destruíram os nossos estaleiros... Centenas, não foram dezenas não... Centenas de milhares de empregos no país foram fechados graças à forma com que, sob o discurso de combater a corrupção, na verdade estavam desmontando a indústria nacional. Estavam entregando as nossas riquezas, estavam impedindo que o país continuasse na rota do seu desenvolvimento”

O deputado também disse que, entre 2016 e 2022, foram vendidos ativos da Petrobras no valor de R$ 243,7 bilhões; mas que, segundo ele, valeriam muito mais.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© TV TRACUNHAÉM 2023 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ: 48.572.979/0001-07

bottom of page